terça-feira, 16 de abril de 2013

Oficinas gratuitas em SP




FOTOGRAFIA / LITERATURA

OFICINA: ALÉM DA FOTOGRAFIA

Coordenação: Arô Ribeiro e Fernando Ferrari

9/5 a 6/6 – segundas e quintas-feiras – 18h30 às 21h30

Público: interessados a partir de 15 anos

Inscrições: 29/4  a 4/5

Seleção: aula aberta (6/5 – segunda-feira – 18h30 às 21h30)

15 vagas

A atividade mescla fotografia e literatura em um trabalho que tem o objetivo de estimular o olhar perceptivo sobre o cotidiano: a partir da realização de fotos que registram o dia a dia, as imagens obtidas serão reinterpretadas poeticamente em pequenos textos e crônicas.

Arô Ribeiro é fotógrafo, ator, iluminador, cenógrafo e performer. Como fotógrafo, participou como convidado do projeto “Flexões, um estudo sobre a sexualidade plural” e, desde 2010, desenvolve um trabalho autoral sobre retratos e formas intitulado “Cores Proibidas”.

Fernando Ferrari, publicitário, redator, escritor e fotógrafo, é formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Comunicação Empresarial. Publicou cinco livros, nos gêneros romance e crônica, e foi premiado em concursos literários no Brasil e no exterior.



TEATRO

OFICINA DE INCIAÇÃO TEATRAL

Coordenação: Maria Silvia do Nascimento

8/5 a 26/6 – quartas-feiras – 14h30 às 17h30

Público: interessados entre 14 e 18 anos

Inscrições: 29/4 a 7/5

Seleção: primeiros inscritos

20 vagas

Visão panorâmica do teatro, esta oficina pretende oferecer uma experiência significativa em artes cênicas, que possibilite ao jovem se apropriar das especificidades da linguagem e que contribua para a sua formação global. Baseadas principalmente nas concepções de Augusto Boal, as vivências desenvolverão a consciência corporal e vocal, a integração, a comunicação, a desinibição e a expressividade.

A atriz Maria Silvia do Nascimento, integrante da Cia. Asfalto de Poesia, é formada pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e desenvolve pesquisa sobre comicidade feminina na Unesp, sob orientação de Mario Bolognesi. Premiada como Melhor Atriz em festivais de teatro em São Caetano do Sul e Ribeirão Pires.



OFICINA DE TEATRO: E O PALHAÇO, O QUE É?

Coordenação: Esio Magalhães

10/5 a 7/6 – sextas-feiras – 14h às 17h

Público: iniciados na linguagem do clown, a partir de 16 anos

Inscrições: 29/4  a 7/5

Seleção: currículo

20 vagas

A proposta da oficina é mergulhar no universo do palhaço, por meio de situações de prazer e de risco, e chegar ao nariz vermelho, a menor máscara do mundo. Com ênfase na relação entre Branco e Augusto (dois tipos clássicos de clown) e destes com o público, este trabalho prático com exercícios e jogos incentivará o participante a entrar em contato com o seu ridículo e encontrar seu próprio palhaço.

Esio Magalhães é ator, diretor, palhaço e pesquisador teatral, formado pela Escola de Arte Dramática da ECA-USP. Ex-integrante do Doutores da Alegria, é sócio-fundador do Barracão Teatro, no qual pesquisa a linguagem da máscara teatral em parceria com Tiche Vianna. Foi duas vezes indicado ao Prêmio Shell na categoria Melhor Ator.



OFICINA DE MAQUIAGEM ARTÍSTICA PARA TEATRO

Coordenação: Karen Belvedere

10/5 a 28/6 – sextas-feiras – 18h30 às 21h30

Público: atores e estudantes de teatro, a partir de 15 anos (os participantes deverão trazer seu próprio kit de maquiagem)

Inscrições: 29/4 a 9/5

Seleção: primeiros inscritos

15 vagas

De forma prática, a oficina visa revelar as funções e potencialidades da maquiagem no teatro, apresentando uma base de técnicas utilizadas para imprimir as características do personagem no rosto do intérprete, em harmonia com a concepção estética do espetáculo.

Karen Belvedere tem formação técnica em teatro pela Escola Recriarte e é graduanda em Artes pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. Trabalha como maquiadora artística e desenvolve pesquisas sobre as distintas técnicas de caracterização de personagens para teatro, TV e vídeo de alta definição.



LEITURA DRAMÁTICA: LUIZ GAMA OU O DIABO COXO

Texto: Gabriela Rabelo

Direção: Eduardo Silva e Sidney Santiago

10/5 – sexta-feira – 19h30

Indicação: 15 anos

40 lugares (retirar ingresso com 30 minutos de antecedência)

“Luiz Gama ou o Diabo Coxo" conta a história do grande abolicionista, tendo como pano de fundo os conflitos do Brasil pré-abolicionista do séc. XIX. Em busca de Fidélia, uma escrava alforriada recapturada, Luiz Gama se depara com Maria – uma jovem branca que teve o filho arrancado de seus braços por ser fruto de seu amor com Benedito, um jovem negro. Ao conhecer a luta de Luiz Gama, Maria percebe a crueldade do sistema escravocrata e os abismos que ele cria entre as pessoas. Elenco (por ordem de entrada): Cida Baú, João Acaiabe, Rosana Maris, Edson Montenegro, Lizette Negreiros, Carla Martelli, Cibele Troyano, Décio Pinto, Max Mu, Jedson Kárta e Gabriela Rabelo.



OFICINA DE CANTO E INTERPRETAÇÃO MUSICAL

Coordenação: Pedro Paulo Bogossian

13/5 a 17/6 – segundas-feiras – 18h30 às 21h30

Público: atores, cantores e estudantes de teatro a partir de 18 anos

Inscrições: 29/4 a 4/5

Seleção: aula aberta (6/5 – segunda-feira – 18h30 às 21h30)

20 vagas

Por meio de atividades voltadas à interpretação de textos e canções, a oficina tem como objetivo propiciar uma vivência no gênero teatral Comédia Musical, com ênfase no subgênero Cabaré, levando o participante a compreender a estrutura dos espetáculos de esquetes e as funções da música na cena da comédia.

Pedro Paulo Bogossian é compositor, diretor musical, preparador vocal e pianista, um dos fundadores e principais integrantes do grupo paulistano Circo Grafitti. Especializado na inter-relação da cena teatral com a música, colabora constantemente para a concepção musical de aclamados espetáculos paulistanos. Recebeu os prêmios Shell, APCA e, por quatro vezes, o APETESP.



Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Avenida Rangel Pestana, 2401 – Brás
11 2292-7071 / 2292-7711
amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
www.oficinasculturais.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

lomadee

Olá seja bem vindo!

A arte esta em nossas vidas, viva a arte intensamente.